terça-feira, 27 de março de 2012

Vamos Socorrer nossa Amazônia

Introdução
Diante de informações apresentadas em nossa sala de aula na pós graduação e após alguns debates sobre a situação vivida pôr moradores da região Amazônica, acredito que assim como eu a maioria dos alunos ficaram chocados e perplexos.
Ao observar o problema mais detalhadamente, podemos notar que o amadorismo e a falta de informação nos leva a tomar decisões precipitadas. Porém o caso em questão não permite erros, sabendo que o tempo não espera necessitamos de agir com total dedicação e amor pelas partes envolvidas.
Partindo deste pressuposto temos que agir de forma local, afim de, gerar um resultado global.
“É o bater das asas de uma borboleta” (Provérbio Chinês).
Então é hora de colocar em pratica o Socialismo Racional...
Cenário
Exploração do trabalho infantil, analfabetismo, urgência no desenvolvimento do equilíbrio sócio ambiental e ensino de qualidade.
Cooperar com a solução de tais problemas parece impossível diante das emoções gerada pela sensação de impotência humana criada pela FALTA DE INFORMAÇÃO.
Mas como agir?
Com “Planejamento e Pesquisa”.
Após definir o problema partimos para “Pesquisa”, seguindo os seguintes questionamentos:
O que esta sendo realizado de forma pratica no local?
Qual é o órgão responsável pela ação?
É confiável?
Se a resposta a ultima questão for (Sim), partimos para a próxima questão.
COMO POSSO AJUDAR NA SOLUÇÃO DESTE PROBLEMA?

Assim tomei a iniciativa diante dos fatos (após Analise de Dados) de fazer algo pratico, com a urgência exigida pela situação.
Convido você a visitar o site a seguir...
http://www.unicef.org/brazil/pt/overview.html
O UNICEF conhece a realidade das crianças e adolescentes brasileiros e trabalha no Brasil para ajudar a transformá-la.
O UNICEF está presente em praticamente todo o território nacional. O trabalho das equipes do UNICEF impacta diretamente e para melhor a vida das crianças, dos adolescentes e de suas famílias.
O UNICEF é reconhecido como referência de credibilidade e eficiência na defesa da infância e adolescência. Essa posição dá ao UNICEF uma grande capacidade de mobilização dos governos municipais, estaduais e federal, da sociedade civil, do setor privado e da mídia para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. O UNICEF procura cumprir esse papel com responsabilidade garantindo a transparência das suas ações.
Agenda Criança Amazônia
A Agenda Criança Amazônia é um amplo processo de mobilização social para assegurar prioridade absoluta a cada criança e adolescente nas políticas públicas da Amazônia Legal Brasileira.
Saiba mais: http://www.unicef.org/brazil/pt/where_12407.htm
Como colaborar

© UNICEF/BRZ/Mila Petrillo
Você já pensou em ser um parceiro do UNICEF na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes brasileiros?

Informação importante sobre outro órgão
- Secretária De Estado De Assistência Social (Governo da Amazônia)
Exemplos: Ação Social Centro de Referência da Família.
O QUE É?

Os Centros de Referência da Família são unidades que visam através de atividades sócio-educativas, assistenciais e de capacitação, melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos

- Há quase dois anos o país vem discutindo, de forma mais acentuada, propostas para alterar nossa legislação florestal, cuja base data de 1965. Muitos mitos foram criados para justificar essa alteração, como o de que ela fora elaborada no “chutômetro”, sem qualquer base científica – o que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência/SBPC taxativamente negou em estudo entregue há pouco mais de um mês – ou de que alterações posteriores, supostamente feitas sem aprovação do Congresso Nacional, a teriam tornado tão restritiva, que mais de 90% dos produtores estariam hoje na ilegalidade. Por Raul Telles do Valle (*)
Saiba mais:
http://g1.globo.com/platb/natureza-isa

Considerações Finais
É possível ajudar sendo útil ao colaborar com os Órgãos Competentes, por meio de “Doações” e “Divulgação das Ações Sociais já Realizadas”.
Já pensou quantas pessoas podemos informar utilizando nossas próprias Redes de Relacionamento?

Eu já tomei uma ATITUDE!
E Você?

Um comentário: